Secretário enumera indústrias e aponta desafios da região

reunião amcg 1O secretário de indústria, comércio e assuntos do Mercosul do Paraná, Horácio Monteschio, marcou presença na reunião desta sexta-feira realizada pelos prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais no município de Jaguariaíva. Durante o encontro, o secretário destacou os investimentos realizados na região através do Programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado e apontou os desafios dos Campos Gerais para captar novos investimentos. “Todas estas informações são de suma importância para nós. Já que neste momento a bandeira da Associação é captar estes recursos”, destacou o presidente da AMCG, e prefeito de Carambeí, Osmar Blum.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: Governo realiza novas oficinas do Zoneamento Ecológico-Econômico

O Instituto de Terras Cartografia e Geociências retoma neste mês (dias 21,22,24, e 25) as oficinas institucionais do Zoneamento Ecológico-Econômico do Paraná (ZEE-PR). O objetivo das novas oficinas é aprofundar as discussões sobre os resultados alcançados em relação às recomendações de preservação ambiental e de usos econômicos em todo estado.  A segunda rodada de reuniões atingirá os municípios de Telêmaco Borba, Umuarama, Pato Branco e União da Vitória. Podem participar representantes dos setores público, privado, organizações não governamentais e a comunidade em geral. O zoneamento integra informações ambientais e socioeconômicas, por meio de estudos específicos e elaboração de mapas para a definição de zonas com características distintas, indispensáveis para planejar a ocupação racional do espaço geográfico e o uso sustentável dos recursos naturais. 

Nos meses de maio e junho, as oficinas foram realizadas em Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Toledo, Maringá e Londrina. 

O ZEE-PR está em fase de execução com previsão de conclusão para o final de 2014. 

O Instituto de Terras Cartografia e Geociências coordena o programa e conta com a colaboração das secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Planejamento e Coordenação Geral; Agricultura e Abastecimento; Indústria e Comércio; Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Logística; Cultura, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Águas Paraná, Ipardes, Paraná Turismo, Emater-PR, Iapar, Mineropar, Simepar, Sanepar, Copel, Defesa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Embrapa, Serviço Florestal Brasileiro e Incra. 


SERVIÇOS: 

Telêmaco Borba 

Data: 21/07 

Horário: 9h 

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Cultura 

Endereço: Alameda Washington Luiz, 50, Centro 

Umuarama 

Data: 22/07 

Horário: 13h30 

Local: Anfiteatro da Prefeitura 

Endereço: Av. Rio Branco, 3717, Centro. 

Pato Branco 

Data: 24/07 

Horário: 13h30 

Local: Anfiteatro da UTFPR 

Endereço: Via do Conhecimento, Km 01, Bairro Fraron 

União da Vitória 

Data: 25/07 

Horário: 9h 

Local: CDL – Clube de Diretoras Logistas de União da Vitória 

Endereço: R. Professora Amazília,348, Centro 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: 

http:///www.facebook.com/governopr e  www.pr.gov.br

Castro: MP-PR firma acordo para a criação de 1 mil vagas em creches e pré-escolas

Até o início do ano letivo de 2016, a prefeitura de Castro, nos Campos Gerais, terá que criar, de forma progressiva, 1 mil vagas em creches e em pré-escolas para o atendimento das crianças que se encontram em lista de espera. O termo de ajustamento de conduta, com as regras para a abertura das vagas, foi assinado entre a 2.ª Promotoria de Justiça de Castro e o Município. O acordo prevê também que o Município providencie a abertura das vagas que se façam necessárias para atender à demanda ainda não manifesta, dentro deste prazo. Essa cláusula se faz necessária porque, a partir de 2016, a frequência na educação básica desde os 4 anos de idade será obrigatória, conforme estabelecido pela Emenda Constitucional 59/2009, o que pode resultar num aumento da demanda.

ITCG divulga a nova base cartográfica do Paraná

O Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) divulgou a nova base cartográfica político-administrativa do Paraná. O novo produto, com uma escala mais detalhada, representa as divisas municipais ajustadas à base digital oficial, corrige as imprecisões cartográficas, implementa revisões realizadas por demanda dos municípios ou de interessados e passa a ser a base oficial para as instituições públicas estaduais na gestão do território. 

A área dos municípios calculada sobre essa base também serve como um dos parâmetros para o repasse de recursos do Estado aos municípios. 

A publicação anual da base cartográfica e do cálculo das áreas municipais é realizada desde 2002. O produto passava por processo de revisão, porém, continha vários equívocos. 

“Hoje é possível ter informações mais precisas e específicas. Ainda existem trechos confusos, mas não na mesma proporção que a base anterior”, afirma a diretora de Geociências, Gislene Lessa.

A nova base cartográfica está publicada no site do ITCG:

www.itcg.pr.gov.br/modules/faq/category.php?categoryid=8#

O arquivo disponibilizado também tem a opção de remeter a imagem para o Google Earth. 

GESTÃO DE DIVISAS – Um sistema de gestão de divisas municipais está sendo elaborado para tornar o processo de revisão mais efetivo. 

A ferramenta vai classificar aproximadamente 3.500 trechos de divisa, possibilitando identificar se o limite ocorre com uma rodovia ou curso d’água, a legislação que define o trecho, se os nomes geográficos são certificados pelo Projeto Nomes Geográficos do Paraná e se ainda existem dúvidas de demarcação.

O sistema também conta com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Departamento de Geomática. Alunos da universidade fazem estágio no instituto com a finalidade de que o trabalho de conclusão de curso (TCC) tenha a temática de análise de divisas. O processo é uma troca de informações.

O primeiro TCC foi concluído em 2013 e até o final deste ano outro deverá ser finalizado. 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:

http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

MP-PR – Abertas as inscrições ao concurso público para promotor subst

Foram abertas nesta terça-feira (8 de julho) as inscrições para o Concurso Público de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Paraná. São ofertadas inicialmente nove vagas. Além destas, a seleção valerá para eventuais novas vagas que surgirem durante a validade do certame. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de agosto, observados os termos do edital, pelo site da instituição, no campo “Concursos”. A prova preambular será realizada no dia 21 de setembro. O concurso compreenderá, ainda, a realização de provas escritas (total de cinco, divididas por grupos); exames de sanidade física e mental; sindicância; prova oral e de títulos.

Banco Central lança aplicativo que ajuda a identificar notas falsas

O Banco Central criou o aplicativo Dinheiro Brasileiro, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store, para dispositivos móveis. A ferramenta fornece informações sobre os elementos de segurança do dinheiro brasileiro. O objetivo é facilitar o reconhecimento das cédulas do Real pela população brasileira e pelos turistas estrangeiros. Ao posicionar o Smartphone ou o tablet sobre a cédula, o aplicativo identifica a nota por comparação de imagem. Em seguida, mostra os elemento de segurança que devem ser observados.

ELEIÇÕES- Confira os candidatos a Governador do Paraná

Os partidos confirmaram candidatura própria ao Governo do Paraná. O Governador Beto Richa, concorre a reeleição pelo PSDB. A Senadora Gleisi Hoffmann vai disputar o cargo pelo PT. O Senador Roberto Requião registrou a candidatura pelo PMDB, estes são os principais candidatos mas também vão disputar o cargo de Governador do Paraná outros candidatos: Bernardo Pilotto, (PSol), Túlio Bandeira, (PTC), Rodrigo Tomazini, (PSTU), Geonísio Marinho, (PRTB), Silvana Souza, (PCB).  Silvio Barros do PHS desistiu da candidatura.

POLÍTICA- Nota da Rede Sustentabilidade aos filiados do Paraná

Informamos aos filiados da #Rede Sustentabilidade no Paraná que, em conformidade à deliberação tida em nossa Convenção Estadual e homologada pelo Congresso Nacional da #REDE Sustentabilidade, o apoio da #Rede Sustentabilidade à candidatura de Rosane Ferreira (PV) será retirado caso a mesma seja confirmada candidata à vice-governadora na chapa de Roberto Requião (PMDB), de Gleise Hoffman (PT) ou de qualquer outro candidato para o governo do Estado. Nosso apoio sempre esteve vinculado à candidatura própria do Partido Verde.

CONSUMIDOR- MP requer recolhimento e recall de espumante destinado a crianças

O Ministério Público do Paraná ingressou com ação civil pública, com pedido de antecipação de tutelar, para impedir que a Viti Vinícola Cereser continue a comercializar, em todo o território paranaense, a bebida Spunch. Na ação, proposta pelos promotores de Justiça Maximiliano Ribeiro Deliberador, da 2.ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, e Ana Paula Pina Gaio, da 3.ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, ambas de Curitiba, o MP requer a aplicação de multa diária de R$ 100 mil, caso a empresa continue comercializando do produto no Estado.

EDUCAÇÃO- MP-PR requer, em ação, que a lista de espera por vagas na educação infantil seja zerada em Curitiba

Garantir que as 10 mil crianças que estão à espera de vagas no sistema público de educação infantil de Curitiba tenham assegurada a matrícula, até o início de 2015, é o que pretende o Ministério Público do Paraná, que, nesta segunda-feira (30 de junho), ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar, contra o Município. Os dados sobre a extensão da lista de espera existente na Capital foram divulgados pela própria prefeitura. Na ação, ajuizada pela Promotoria de Educação de Curitiba, o MP-PR requer ainda que o Município seja compelido a constituir a estrutura necessária para a universalização gradativa da pré-escola, de maneira que, até o começo de 2016, sejam atendidas pela rede pública municipal também as crianças nas faixas etárias de 4 e 5 anos (ou seja, todas as crianças nascidas em 2011 e 2012).