Tulio Bandeira vai reduzir de 29 para 12 as secretarias do Governo

parana-pr-tulio-bandeira

O advogado Tulio Bandeira, candidato do PTC ao governo do Estado, defende uma reforma administrativa na estrutura do Estado, o que inclui a redução do número de secretarias. Tulio Bandeira diz que o grande número de secretarias é um dos principais ralos dos recursos públicos e que para garantir o funcionamento dessa estrutura é necessário a contratação de servidores, o que já eleva as despesas com funcionalismo próximo ao limite máximo previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 51% da arrecadação.

Relator de processo contra Vargas pede cassação de mandato

parana-pr-andre-vargas-cassacao

O relator do processo contra o deputado André Vargas (ex-PT) no Conselho de Ética da Câmara pediu a cassação do mandato do congressista por quebra de decoro parlamentar. Ao ler seu relatório no conselho, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) afirmou que Vargas, ex-vice-presidente da Câmara pelo PT, mantinha relação estreita com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal e apontado como chefe de esquema bilionário de lavagem de dinheiro. As informações são da Folha de S. Paulo.

Segundo o relator o deputado fez parte de uma “imensa rede criminosa especializada na lavagem de dinheiro e na evasão de divisas”. “Não são fatos isolados, mas consequência de um relacionamento estreito e íntimo que chegava à participação nos negócios de Youssef. Os contatos exemplificam o nível de ligação de ambos.”

O pedido de cassação ainda precisa ser votado pelos demais integrantes do Conselho de Ética. Isso poderá ocorrer na próxima semana, mas um adiamento até setembro não está descartado. Em caso de aprovação, o caso será levado ao plenário da Câmara.

Requião pede dissolução do PMDB no Paraná

parana-br-eleicoes-requiao-osmar-serraglio

O senador Roberto Re­­quião (PMDB) entrou com um pedido de dissolução da executiva do próprio partido. O documento, com data de terça-feira (5), alega que o diretório estadual infringiu o estatuto ao permitir que parlamentares da sigla participem de eventos de campanha de outros partidos. Segundo Requião, isso estimula a infidelidade partidária. O documento será analisado pela executiva nacional do PMDB, que em tese tem poder de dissolver o comando da legenda no estado e nomear uma comissão provisória. O atual presidente, deputado Osmar Serraglio, adianta que o pedido de Requião não vai prosperar. A disputa entre Requião e a atual direção do PMDB paranaense vem de longe. O senador perdeu a eleição interna e viu o grupo comandado por Serraglio assumir a direção estadual. Serraglio, assim como vários outros parlamentares e o ex-governador Orlando Pessuti, queriam levar o PMDB a se coligar com o PSDB do governador Beto Richa.

Brasil vence a Croácia por 3 a 1

Brasil venceu a Croácia por 3 a 1

Foto: AP Photo/Andre Penner

Na estreia da Copa do Mundo, o Brasil venceu a Croácia por 3 a 1, nesta quinta-feira (12), numa difícil partida no Itaquerão. Os croatas abriram o placar aos 10 minutos do primeiro tempo, mas cederam a pressão e viram Neymar e Oscar brilharem para mudar o cenário da partida. Brasil completa nove vitórias consecutivas nas suas estréias em Copas. Em 20 ganhou 16, empatou duas e perdeu duas. Na próxima rodada, a seleção da casa encara o México em Fortaleza. Já a Croácia vai a Manaus para enfrentar Camarões.  

Richa decreta situação de emergência em Curitiba e mais 52 municípios

Gov. Beto Richa vistoria áreas afetadas pelas enchentes

O governador Beto Richa assinou na manhã desta terça-feira (10) o decreto número 11.303, que estende a situação de emergência para Curitiba e mais 52 municípios paranaenses atingidos pelas chuvas intensas do último fim de semana. Na segunda-feira, o governador decretou a situação de emergência para 77 municípios, de diversas regiões do estado.

MP-PR emite Recomendação para garantir volta ao atendimento normal nos hospitais

A Promotoria de Proteção à Saúde Pública de Curitiba emitiu Recomendação Ministerial para que o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região adote as providências necessárias para o restabelecimento da normalidade no atendimento em todos os hospitais particulares e filantrópicos da capital e de municípios vizinhos, onde os servidores iniciaram uma greve nesta quarta-feira, 4 de junho. A medida foi adotada em função das notícias sobre o impacto da paralisação dos trabalhadores do setor nos hospitais da Grande Curitiba.

RECICLA TIBAGI COMEMORA CINCO ANOS E PASSA POR PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO

tibagi-pr-reciclagem

tibagi-pr-reciclagem

Encontrar destinação correta para os resíduos sólidos produzidos no espaço urbano é um dos muitos desafios encontrados pela administração pública na atualidade. Os lixões a céu aberto, muito comum em todo país, são forma inadequada, ilegal e indesejável de dispor os resíduos gerados, pois além de causarem prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente, ainda apresentam agravantes, como a presença constante de catadores de lixo e a inviabilidade de seu tratamento. Diante desta realidade, a Prefeitura de Tibagi saiu na frente e comemora nesta quinta-feira, 29 de maio, os primeiros cinco anos de atuação do programa Recicla Tibagi junto à comunidade.

GOVERNO ANUNCIA R$ 24,1 BILHÕES PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

O Plano Safra da Agricultura Familiar para o período 2014/2015 terá R$ 24,1 bilhões para investimento e custeio – cerca de 14% mais que na safra atual (2013/2014). O anúncio será formalizado na próxima segunda-feira (26), mas foi antecipado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, depois de reunião da presidenta Dilma Rousseff com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O número não inclui recursos de linhas de crédito para pequenos agricultores, que serão anunciados na segunda.

“O aumento traduz a confiança da presidenta Dilma na capacidade de produção da agricultura familiar”, disse Rossetto. Além dos recursos para custeio e investimentos, o governo deve anunciar outras medidas para os pequenos produtores durante o lançamento do Plano Safra para o periodo que vai de 1º de julho deste ano a 30 de junho do ano que vem.

Durante o encontro, o MDA e a Advocacia-Geral da União assinaram portaria para permitir que terras confiscadas de devedores da União sejam destinadas ao assentamento de beneficiários da reforma agrária. A demanda é uma antiga reivindicação das entidades ligadas ao campo, e agora será regulamentada. A portaria deve ser publicada no Diário Oficial da União ainda nesta semana.

“Isso permite que as terras hoje inativas passem a ser produtivas”, avaliou Rossetto. O MDA ainda não tem estimativa da quantidade de hectares de terras devolutas disponíveis para a reforma agrária, mas, segundo o ministro, o levantamento deve começar logo após a publicação da portaria.

O presidente da Contag, Alberto Broch, disse que a medida ainda é insuficiente diante de demanda por assentamentos, mas a entidade considera a medida um avanço no processo de reforma agrária. “Saímos contentes, tivemos avanços significativos”, avaliou ele, e acrescentou que a entidade recebeu do governo respostas a reivindicações apresentadas em abril, que integram o Grito da Terra Brasil.

Broch disse que não teve tempo de analisar as respostas aos 300 itens da pauta, mas comemorou a ampliação dos recursos para o Plano Safra, a portaria sobre terras confiscadas e os compromissos do governo ligados à saúde e atendimento da Previdência Social em áreas rurais.

Fonte EBC.

Jornal Paranaense aqui a notícia e sua

bandeira-estado-do-parana

Neste dia 04  de maio, lançamos o Jornal Paranaense, um jornal online para todas as cidades do Paraná.      Nosso diferencial é que estamos abertos para receber notícias do interesse do nosso leitor, ele esteja onde estiver, independente da cidade.    A notícia, ou opinião pode ser encaminhada por e-mail, fone ou Whatsapp.    Entre em contato com o jornal através do e-mail: gersongomespr@hotmail.com, pelo fone: (42) 8844-5248, ou se preferir nosso Whatsapp é (42) 9971-4388.

Parcerias

O Jornal Paranaense também procura firmar parcerias com o objetivo de ter representantes nas diversas cidade do Estado, seja na captação e divulgação de notícias, ou na área comercial.    Entre em contato conosco.